domingo, 11 de abril de 2010

Em ano de eleição, os políticos mostram sua cara



DIVININHO FAZ APOLOGIA À COMPRA DE VOTOS

Segundo a definição do conceito de democracia, o povo elege representantes para tomarem decisões referentes ao poder público, e estes o tomam em nome do povo. A má escolha de nossos representantes está diretamente relacionada à situação política que o país passa hoje. Políticos corruptos, que cometem fraudes e conseguem ainda ser eleitos e reeleitos pelo voto do eleitor de memória curta.
Outro agravante da má escolha de nossos representantes se dá em virtude do velho hábito de levar vantagens. Muitas pessoas esquecem ou não tem noção do poder de seu voto e o dão em troca de mixarias. Esse escambo da nossa liberdade, embora proibido, acontece descaradamente nos dias de hoje. Troca-se voto por sacos de cimento, por doses de cachaça, por uma carona dada por um candidato entre muitas outras barganhas. Porém, essa prática, por mais que aconteça sempre, é feita debaixo das cobertas. Nenhum político declara que compra votos, ninguém quer ser apontado como comprador da liberdade alheia, até porque isso é proibido. Mas tem alguns políticos que parecem ter perdido a vergonha, e estão cantando para os quatro cantos que compram voto de quem os permite fazer.
Em entrevista ao repórter Luiz Francisco, o prefeito Antônio Divino de Miranda, popularmente conhecido como Divininho, declarou, na intenção de se mostrar sensível ao acidente ocorrido na APAE da cidade (em que um dos alunos da instituição morreu ao ser atropelado por um ônibus defeituoso), mencionou trocar votos por favores de deputados. Na ocasião ele explicou que no dia do velório, um rapaz chamado Cristian, que muitos na cidade conhecem por ser deficiente, o pediu para que comprasse um ônibus para a APAE, e, segundo o prefeito, o pedido o teria deixado emocionado. Diante do pedido, Divininho teria se mobilizado para conseguir o ônibus: “Então eu chamei a Isamim e falei que já mandamos correspondências para os deputados federais, mas eu tive uma proposta boa de um candidato a deputado ali perto de Uberaba,e ele falou que vai mandar esse ônibus pra APAE. Aí eu falei com ele que eu já tenho meu compromisso, meu candidato é o Thiago (Ulisses) e o Fabinho (Ramalho), mas se você mandar esse ônibus , nós vamos conseguir uns ‘vontinhos’ lá pra você”, declarou o prefeito ao vivo para quem o estava escutando.
Tal demonstração é sinal do quanto somos mercadorias nas mãos de quem tem interesse, embora o esforço seja digno e por uma boa causa, políticos deveriam beneficiar o povo não em troca de favores, mas, porque isso é sua obrigação.


“A coisa mais disputada no mundo, é a nossa cabeça”


Escrito por YOANÍ SANCHES

Um comentário:

Mensagens anônimas passarão pelo crivo dos moderadores e poderão ser excluídas se possuírem conteúdo ofensivo às pessoas citadas nas matérias.